Polícia Civil prendeu um homem suspeito de participação em grupo que furtou 28 cabeças de gado de uma propriedade na área rural de Altamira, no sudoeste do Pará, nesta quarta-feira (21). Além do furto, a crueldade; animais mortos espalhados pela propriedade, alguns com a cabeça arrancada. Em imagem compartilhada é possível observar um bezerro após ele ser arrancado da barriga da mãe.
O caso foi registrado na região das Capembas, após um produtor encontrar 9 animais mortos na propriedade, e contabilizar o furto de 28 cabeças de gado. Assustado com a violência com que os animais foram tratados, e com medo que os criminosos voltassem ao local, a vítima procurou a polícia.
O caso ganhou repercussão na cidade. Após investigar o furto dos animais, a polícia passou a monitorar os passos do grupo suspeito e conseguiu chegar ao local onde os criminosos estavam escondidos, uma área de mata, às margens da BR-230, em Altamira, sentido Marabá, sudeste.
A propriedade estaria sendo utilizada pelo bando sem o consentimento do dono da área, que só descobriu que o gado era roubado após a polícia chegar. O vaqueiro que autorizou a entrada do gado não foi localizado, e também é considerado suspeito.
Nossa equipe conseguiu apurar que após o furto do rebanho, os criminosos ainda fizeram um churrasco para comemorar o crime, e estavam se preparando para negociar os animais quando foram descobertos. A chegada das viaturas chamou atenção dos criminosos, que atiraram na direção dos policiais para facilitar a fuga.
Pelo menos dois bandidos fugiram, mas um deles acabou capturado e preso em flagrante. Foi ele que contou aos policiais onde os animais vivos estavam escondidos. Com as coordenadas da propriedade clandestina, que estaria servindo de matadouro ilegal, os policiais encontraram o rebanho.
Alguns animais estavam feridos, muita carcaça foi encontrada na área, o que levantou a suspeita de que a quadrilha já estaria atuando há algum tempo. A vítima do furto dos animais ainda informou aos policiais que diversos equipamentos da propriedade e da residência foram levados.
Um inquérito foi instaurado pela Polícia Civil de Altamira para investigar o crime, o suspeito preso em flagrante segue à disposição da Justiça, as buscas ao restante do bando continuam. O gado recuperado foi devolvido ao verdadeiro dono e levado para a fazenda.
Mín. 22° Máx. 39°
Mín. 23° Máx. 39°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 34°
Chuvas esparsas