Um homem morreu após receber uma descarga elétrica em Anapu, região sudoeste do Pará, no último sábado (2). A vítima foi identificada como Wendel Ribeiro Fernandes, de 44 anos, que realizava um serviço no quintal da própria casa. A Polícia Militar foi acionada por populares que informaram sobre o incidente, que aconteceu na Rua Santa Luzia, no bairro Imperatriz.
Segundo informações de testemunhas repassadas à PM, a vítima realizava o serviço em uma área que estava alagada, quando foi eletrocutado. Wendel não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. Uma equipe foi acionada para fazer o desligamento da rede elétrica para evitar que um novo acidente acontecesse.
A Polícia Civil foi acionada e esteve no local para conversar com moradores e familiares da vítima. Uma funerária da cidade também se deslocou até a residência para fazer a remoção do corpo de Wendel, que deve passar por exames. Para evitar que acidentes com a rede elétrica aconteçam, especialistas apontam alguns cuidados na hora de fazer algum serviço, principalmente neste período de inverno amazônico.
"Em primeiro lugar, se você estiver em casa e começar alguma tempestade, evite sair para locais abertos, porque esses locais tendem a ter a incidência maior de raios, se estiver em casa, esse não é o momento para você fazer manutenção em telhados ou mexer com aparelhos elétricos, procure inclusive tirar da tomada a maioria dos equipamentos que você puder.", orienta João Pedro, gerente relacionamento com o cliente da Equatorial Pará.
Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, no Brasil, apenas no primeiro semestre de 2023, foram registrados mais de 900 acidentes com descargas elétricas, com 399 mortes. Os dados mostram ainda que São Paulo aparece em primeiro lugar nos estados recordistas com 62 casos. Já o estado do Pará está em quarto lugar com 37 registros de mortes por choque elétrico.