A carreata fez parte do projeto "Busca Ativa da Educação" em Brasil Novo, sudoeste do Pará. Os professores da rede pública viraram super-heróis para chamar a atenção de toda a comunidade. Quem acompanhou tudo de perto foi o comunicador Valdemídio Silva.
"O Objetivo é buscar os alunos que não estão matriculados na rede municipal de ensino.", afirmou Valdemídio Silva.
Não só as crianças são beneficiadas com a ação. A busca também envolve o público da Educação para Jovens e Adultos. A iniciativa convocou vários estudantes e fez explodir o número de matriculados na Escola Terezinha Back com mais de 500 estudantes que procuraram a instituição de ensino.
"A gente tem feito isso não só no dia D, que foi no primeiro de março, mas também todos os dias. Nós temos o projeto frequência escolar, a gente liga para saber por que os alunos faltaram, na verdade.", conta Júnior Oliveira, diretor.
Segundo uma pesquisa feita pela UNICEF, em território brasileiro, em 2023, cerca de 2 milhões de estudantes entre 11 e 19 anos não estavam frequentando a escola. Um número que para ser reduzido conta com a parceria dos estados e municípios. Em Brasil Novo, por exemplo, o dia D faz parte do cronograma da Secretaria Municipal de Educação para combater a Evasão Escolar.