Policiais militares foram acionados por volta das 19h da última terça-feira (5), por populares que informaram que em uma vila, na rua Fortaleza, no bairro Cidade Nova, em Brasil Novo, no sudoeste do Pará, um suspeito identificado como Elizio Ferreira dos Santos estava com uma arma de fogo querendo matar outro homem, Elenilson Ferreira dos Santos.
Chegando na vila, os policiais se depararam com o homem e o suspeito, que são irmãos, discutindo. A vítima informou que o irmão teria chegado com uma espingarda calibre 28 afirmando que iria matá-lo. Durante a briga, o filho de Elenilson ajudou o pai e conseguiu desarmar Elizio.
A guarnição deu voz de prisão ao suspeito que foi encaminhado juntamente com a espingarda e sete munições intactas, sendo 4 (quatro) munições calibre 28, e 3 (três) calibre 32, para a delegacia de Polícia Civil de Brasil Novo, para as medidas cabíveis. A vítima também foi levada para a unidade policial para prestar depoimento.
Todos os envolvidos na confusão foram apresentados juntamente com o material apreendido pelos agentes plantonistas. O suspeito deve responder pelo crime de ameaça e posse irregular de arma de fogo de uso permitido. Segundo o Código Penal Brasileiro, se condenado, o irmão pode receber uma pena de dois a quatro anos de reclusão, além de pagamento de multa. Ele ficou à disposição da justiça.