Uma abordagem de trânsito em Altamira, no sudoeste do Pará, levantou questionamentos nas redes sociais. A cena foi registrada por uma câmera de vigilância. No vídeo é possível ver o momento em que o entregador é abordado pelo primeiro agente de trânsito, que entra na via pela contramão, passa sobre a faixa de pedestre e vai em direção ao motociclista.
O que acontece em seguida não é registrado pela câmera, o semáforo encobre a cena. Mas segundos depois, é possível ver parte da abordagem, e o que foi considerado pelos moradores em Altamira, como uma ação desnecessária. O agente de trânsito passa por trás do entregador que tenta sair do local, mas é impedido pelo agente.
O entregador está atrás de um carro aguardando o sinal abrir, o agente chega bem perto da motocicleta, nesse momento o entregador tenta se afastar, mas é derrubado pelo agente, que usa a motocicleta para impedir que o motoboy tente sair.
Encurralado, o motociclista quase cai da moto, mas se levanta e segue sobre o veículo aguardando o sinal, nesse momento outro agente se aproxima em alta velocidade, também na contramão e após passar sobre a faixa na frente dos veículos, usa a moto para derrubar o entregador.
Preso entre as duas motos do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), o motoboy é agarrado pelos agentes, que seguem tentando impedir que ele continuasse sobre a moto. Na ação, um dos agentes quase caiu no chão, mas após se segurar sobre as motos, ele se levanta, enquanto o entregador é amparado pela esposa que estava na garupa e caiu na calçada após a abordagem.
Toda a cena aconteceu na presença de dezenas de motoristas que assistiram a tudo, pessoas pararam do outro lado da calçada, enquanto os agentes de trânsito seguiam com a abordagem, uma das motos do departamento fica no chão, enquanto os agentes gesticulam, dando início a uma discussão.
A cena foi registrada durante o final de semana e levantou muitas discussões sobre as abordagens de agentes de trânsito em Altamira, aos entregadores. Os trabalhadores autônomos alegam que estariam sendo perseguidos, já os agentes, garantem que tudo está sendo feito seguindo o que prevê a legislação. Cenas de abordagens e discussões entre os agentes e entregadores são comuns, e em grande parte dos casos a polícia precisa ser chamada.
Nesse outro registro, é possível ver um agente de trânsito discutindo com um entregador, após um acidente de trânsito. O fiscal do Demutran fazia o registro do acidente, que envolveu um entregador e um carro de passeio. A confusão fica acalorada e a Polícia Militar precisa interferir. O entregador não para de falar e acusa o agente.
No vídeo é possível ouvir o entregador dizer que o agente usou spray de pimenta, e em resposta o fiscal afirma que foi ofendido e precisou agir. O clima esquenta, o policial ordena que o entregador levante a mão e manda o motociclista que estava gravando tudo, que pare imediatamente. A discussão continua e o vídeo acaba.
Para o motoboy, tudo não passa de perseguição. Alessandro conta que não entende o porquê da abordagem tão violenta, já que estava parado e não tinha visto nenhuma blitz ou fiscalização nas proximidades.
Mín. 22° Máx. 38°
Mín. 23° Máx. 38°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 38°
Tempo nublado