O naufrágio aconteceu na manhã da última quinta-feira (25), perto de Altamira, no rio Xingu. A embarcação saiu rio Kurua, e estava trazendo carga para Altamira. Além das castanhas, havia também outros produtos, e um veículo, uma caminhonete, que acabou indo parar no fundo do rio.
O ponto onde o naufrágio aconteceu fica a cerca de 3 horas de viagem de Altamira. As causas do acidente continuam sendo apuradas, o piloto, o dono da embarcação e um grupo de pescadores seguem no local tentando recuperar parte da carga. No trecho de corredeira, há muitas pedras, e segundo o que nossa equipe conseguiu apurar, a corrente estava forte, com o chamado rebojo.
Fenômeno natural aqui na região, o rebojo quer dizer redemoinho causado pela densidade das águas, que costuma assustar quem navega e provoca acidentes. Pontos onde há pedras costumam registrar esse fenômeno. Nossa equipe conseguiu apurar que apesar do acidente, ninguém se feriu.
A embarcação havia saído do rio Kurua, em uma viagem que leva 5 dias até Altamira. No caminho eles pararam no rio Iriri, onde embarcaram a carga castanha e continuaram a viagem. Segundo a associação que representa as comunidades ribeirinhas do Iriri, a carga transportada pela balsa estava normal, sem excessos. O piloto que estava na balsa entrou em contato com a família, tranquilizando a todos, e segue no local onde a balsa naufragou.
Mín. 22° Máx. 39°
Mín. 23° Máx. 39°
Tempo limpoMín. 22° Máx. 39°
Chuva