A mosca-do-chifre está na lista das pragas que causam incômodo aos animais. Ela é originária da Europa e chegou ao Brasil com a importação de gado ainda na década de 70. O Momento Agro é um oferecimento do Auto Posto Maverick - Sempre perto de você, Sicredi - Não é só dinheiro. É ter com quem contar, e Intergrãos - Insumos e produtos agropecuários.
O parasita se alimenta de sangue, cada fêmea pode produzir cerca de 300 ovos durante o ciclo de vida. As moscas fazem o depósito nas fezes dos bovinos.
"Falando só da mosca-do-chifre, o prejuízo é de 2,5 bilhões anual, só no rebanho brasileiro. Nós estamos em uma região propícia para a incidência da mosca por conta da alta quantidade de chuva e alta temperatura. Observamos a incidência principalmente na entrada e na saída das chuvas, o produtor precisa se atentar a fazer o controle.", explica Giovani Girardeli.
Eles podem até ser pequenos no tamanho, mas causam um dano gigantesco. Por ano o prejuízo à pecuária nacional gira em torno 18 bilhões de reais. A mosca prefere as costas, paletas, barriga e perna dos animais, ou seja, as partes que ficam longe do alcance da cabeça ou da cauda.
"Provoca irritação animal, a picada é dolorosa, o animal deixa de comer de ganhar peso, de produzir leite. Um estudo mostra que ela pica o animal 38 vezes por dia. (...) Esse controle ele se dá com o Pour On, um produto repelente que é aplicado no dorso do animal.", afirma o médico veterinário.
Existem outras estratégias, como o brinco mosquicida, repelente natural com o uso de óleo de eucalipto e besouros que geralmente ficam nas propriedades quando não há incidência de uso de produtos químicos que afastam os insetos que fazem o controle natural dos ovos das moscas por que se alimentam de fezes.
"Geralmente ela tem preferência no gado escuro um touro com cupim mais escuro, uma vaca marrom por conta da capacidade de se camuflar, mas todo o rebanho pode sofrer com a mosca.", finaliza Giovani Girardeli.
Mín. 22° Máx. 39°
Mín. 23° Máx. 39°
Tempo limpoMín. 22° Máx. 39°
Chuva