Um madeireiro procurado há um ano foi preso no início da noite da última segunda-feira (10). Delcesar Pergoretti era procurado pela Polícia Federal (PF) desde junho de 2023, entre as denúncias estão crimes ambientais na região de Castelo de Sonhos, Distrito Vizinho a Cachoeira da Serra, onde ele estava vivendo.
O mandado foi expedido pelo Tribunal Regional Federal da 1° Região (TRF1), segundo nossa equipe conseguiu apurar, o suspeito comandava um esquema de desmatamento e garimpo ilegal em Castelo de Sonhos, uma das áreas com maior incidência de crimes ambientais em Altamira, no sudoeste do Pará.
A prisão do madeireiro foi cumprida por agentes da Polícia Civil que atuam naquela região, que receberam um pedido da PF e iniciaram diligências em busca do suspeito. O suspeito foi levado para a delegacia em Castelo, onde aguarda uma decisão da Justiça sobre sua transferência.
No mesmo dia da prisão do madeireiro, o Governo do Pará anunciou que o estado apresentou uma redução de 29% nos alertas de desmatamento em maio, o maior registro na Amazônia Legal, segundo dados do INPE. Os dados do governo mostram que a redução se concentrou nos municípios incluídos no Decreto de Emergência Ambiental, entre eles, Altamira, onde estão Castelo dos Sonhos e Cachoeira da Serra. Os números mostram que entre agosto de 2023 e maio de 2024, Altamira registrou 162 km² de área recoberta, representando uma redução de 58%.
Mín. 21° Máx. 39°
Mín. 24° Máx. 39°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 36°
Chuvas esparsas