Geral CIÊNCIA E TECN...
Mesa redonda debate incentivo a projetos de ciência e tecnologia nas EETEPAS, durante a Semana Estadual de Ciência e Tec
Durante a discussão, foram apresentadas algumas sugestões que visam estreitar o relacionamento entre os órgãos de incentivo à pesquisa e ao empreen...
26/06/2024 16h06
Por: Redação Fonte: Secom Pará

A 6° Semana Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento prossegue sua programação na Escola Técnica Prof. Anísio Teixeira, em Belém, e apresentou, no segundo dia de evento, na quarta-feira, 26, uma mesa redonda sobre a temática "A Rede EETEPA na interface entre a Ciência, Tecnologia e o Empreendedorismo: discussões sobre estratégias de apoio a projetos desenvolvidos por professores e alunos nas escolas tecnológicas do sistema estadual".

O debate, mediado pela Sectet, contou com a participação de Kátia Garcez, professora da EETEPA Vilhena Alves; Vera Rodrigues, analista técnica do SEBRAE-PA e Deyvison Medrado, diretor científico da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA). Durante a discussão, foram apresentadas algumas sugestões que visam estreitar o relacionamento entre os órgãos de incentivo à pesquisa e ao empreendedorismo e as mais de 30 Escolas de Ensino Técnico do Pará, incentivando o progresso de uma variedade de iniciativas já em andamento e incentivando o aprimoramento de outras para aprimorar o acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes.

Continua após a publicidade

Para a professora da EETEPA Vilhena Alves, Kátia Garcez, é importante que se construa uma estrutura de estímulo de projetos que envolvam todos os níveis de ensino técnico e profissionalizante, desde o médio, até o subsequente e o concomitante. Ela acrescenta que debates como os que estão sendo realizados na 6ª Semana Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento são ações que devem ser replicadas mais vezes. "Parabenizo a SECTET pela iniciativa de dar a oportunidade para a gente trazer as experiências exitosas dos nossos alunos da EETEPA e ao mesmo tempo formalizar novas parcerias com outras instituições ligadas à educação profissional no estado", completou.

A representante do SEBRAE-PA, Vera Rodrigues, pontua a relevância de eventos como esse para a COP 30. “Nós já estamos trabalhando oportunidade de negócios, levando a todas as EETEPAS como aproveitar os potenciais de aperfeiçoamento desses negócios que estão prontos, mas falta mercado”, relatou Vera.

O diretor científico da FAPESPA, Deyvison Medrado, disse que as Escolas Técnicas do Pará são um exemplo para outros estados, mas precisam de incentivo para os projetos de tecnologia e inovação. Ele acrescenta que “a grande proposta é que a gente movimente essas alianças estratégicas, visando incluir as escolas técnicas. A partir do momento que elas são incluídas neste sistema, todos os ecossistemas da escola são beneficiados. Você cria perspectiva profissional para esses alunos”.

Entre o público presente estavam servidores da SECTET, das EETEPAS, além de alunos da escola Prof. Anísio Teixeira. Para o estudante Carlos, eventos como este na escola em que ele estuda é uma oportunidade de aprender algo a mais. "Muitas pessoas não têm acesso e é sempre bom quando nós temos essas oportunidades. Estou achando bastante interessante", disse Carlos.

A aluna Louise Gomes disse que a mesa-redonda chamou bastante sua atenção. Ela afirma que está sempre presente em qualquer evento organizado pela SECTET na EETEPA Anísio Teixeira. "É ótimo porque nós ficamos sabendo de bastante coisa que estão acontecendo nas escolas técnicas do Pará", completou a aluna.

Texto: Deivid Martins/Ascom Sectet