A 6° Semana Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento prossegue sua programação na Escola Técnica Prof. Anísio Teixeira, em Belém, e apresentou, no segundo dia de evento, na quarta-feira, 26, uma mesa redonda sobre a temática "A Rede EETEPA na interface entre a Ciência, Tecnologia e o Empreendedorismo: discussões sobre estratégias de apoio a projetos desenvolvidos por professores e alunos nas escolas tecnológicas do sistema estadual".
O debate, mediado pela Sectet, contou com a participação de Kátia Garcez, professora da EETEPA Vilhena Alves; Vera Rodrigues, analista técnica do SEBRAE-PA e Deyvison Medrado, diretor científico da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA). Durante a discussão, foram apresentadas algumas sugestões que visam estreitar o relacionamento entre os órgãos de incentivo à pesquisa e ao empreendedorismo e as mais de 30 Escolas de Ensino Técnico do Pará, incentivando o progresso de uma variedade de iniciativas já em andamento e incentivando o aprimoramento de outras para aprimorar o acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes.
A representante do SEBRAE-PA, Vera Rodrigues, pontua a relevância de eventos como esse para a COP 30. “Nós já estamos trabalhando oportunidade de negócios, levando a todas as EETEPAS como aproveitar os potenciais de aperfeiçoamento desses negócios que estão prontos, mas falta mercado”, relatou Vera.
A aluna Louise Gomes disse que a mesa-redonda chamou bastante sua atenção. Ela afirma que está sempre presente em qualquer evento organizado pela SECTET na EETEPA Anísio Teixeira. "É ótimo porque nós ficamos sabendo de bastante coisa que estão acontecendo nas escolas técnicas do Pará", completou a aluna.
Texto: Deivid Martins/Ascom Sectet