Em rondas de fiscalização ostensiva pela região do Rio Jaburu, equipes da Base Fluvial Antônio Lemos, no Arquipélago do Marajó, apreenderam aproximadamente 1,3 tonelada de peixe salgado, na manhã desta quinta-feira (27). A carga, acondicionada e transportada irregularmente em uma embarcação, seria trazida para Belém. Todo o material apreendido foi encaminhado ao descarte.
A guarnição abordou a embarcação “FB D. Glauce”, de transporte de pessoas e cargas, que havia saído de Macapá, capital do Amapá, na quarta-feira (26), com destino a Belém. Durante a inspeção, foi detectada uma quantidade aproximada de 1.300 quilos de peixe salgado, sem condições adequadas para consumo.
O pescado foi apreendido. Os procedimentos cabíveis, por ausência de documentação sanitária e armazenamento inadequado, foram executados pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará). Houve instauração de autos de apreensão, inutilização e de multa pela agência reguladora. A carga foi encaminhada à sede municipal de Breves, para ser incinerada.