Uma festa inclusiva, educativa e animada. Assim foi o 2º Arrasta TEA da Policlínica Lago de Tucuruí, no sudeste paraense, nesta sexta-feira (28). A unidade foi preparada para receber pacientes e seus familiares com barraca do beijo, pescaria, cantinho de foto, espaço da pintura, circuito divertido, espiga de milho e uma fogueira lúdica.
A menina Laura Ferreira, 5 anos, aproveitou cada atividade da programação. “Eu sempre digo que aqui é a minha segunda casa. Eu e a minha filha adoramos estar nesse espaço. Foi tudo muito bom. Ela conseguiu socializar e interagir. A equipe é muito boa, e faz de tudo para que os usuários se sintam bem. Tudo maravilhoso. Estão de parabéns”, disse Selvina Justina, mãe de Laura.
Para o fonoaudiólogo Hiran Gurjão, a iniciativa contemplou a todos. ”O evento superou expectativas quando vemos que tantos profissionais com o objetivo alinhado na execução”, ressaltou. Além da participação nas dinâmicas, todos os usuários levaram brindes e prêmios.
Estímulo- Segundo o diretor Executivo da unidade, Sérgio Félix, o evento possibilitou momentos de diversão e descontração aos usuários, além do trabalho em equipe e estímulo à criatividade e à interação social.
“Aqui oferecemos um serviço especializado semi-intensivo, que prevê atendimento aos usuários com diagnóstico definitivo ou ainda em investigação de transtorno do espectro autista a partir dos 2 anos de idade. A equipe não mede esforços para trazer sempre dinâmicas e programações que atendam, de forma comemorativa e assertiva, à necessidade de nossos pacientes e de seus familiares”, frisou o gestor.
Serviço: Unidade do Governo do Pará, a Policlínica Lago de Tucuruí é administrada pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O serviço de hemodiálise funciona também aos sábados. A unidade fica na Avenida Raimundo Veridiano Cardoso, nº 1008, no bairro Santa Mônica. O atendimento é realizado 100% gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Texto: Roberta Paraense - Ascom/Policlínica Lago de Tucuruí