Geral MEIO
Semas leva educação ambiental para moradores de Parauapebas e Canaã dos Carajás
Por Igor Nascimento (SEMAS)30/06/2024 08h03Entre os dias 25 a 28 de junho, técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do ...
30/06/2024 11h55
Por: Redação Fonte: Secom Pará

Entre os dias 25 a 28 de junho, técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) realizaram oficinas que estimularam o reaproveitamento de resíduos sólidos e líquidos a moradores dos municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás, região sul do Pará. As atividades foram realizadas pela Coordenadoria de Educação Ambiental (CEAM), que demonstraram aos participantes como fazer sabão à base de óleo de cozinha, bem como o reaproveitamento de materiais sólidos como embalagens e revistas na produção de ecobijuterias.

No total, a programação contou com 48 participantes, moradores do entorno das Usinas da Paz de Parauapebas e Canaã dos Carajás, que participaram de uma dinâmica em que os técnicos da Semas dialogam com os participantes sobre o descarte inadequado do resíduo doméstico, como fazer a produção do sabão e ecobijuterias com esses materiais.

Continua após a publicidade

“Essas oficinas estão relacionadas com o reaproveitamento dos resíduos que geramos no nosso dia a dia. A percepção dessa ação como uma possível fonte de renda foi instantânea, e informamos que ex alunos nossos já têm uma renda extra vendendo sabão ou as ecobijuterias. Os participantes da oficina ficaram estimulados com a possibilidade de contribuir com a conservação do meio ambiente”, explica a bióloga Fernanda Cunha.

A técnica da Semas também destaca que essas ações demonstram a importância de sensibilizar e capacitar as pessoas para que elas se tornem multiplicadores dos conhecimentos adquiridos durante as oficinas e contribuam, assim, para a preservação dos recursos naturais com o reaproveitamento dos resíduos.

“Eu achei muito interessante essa oficina, devido a forma como aproveita o material. Quais os materiais a ser utilizado, tipo o óleo já utilizado, óleo de cozinha. Então, isso aí, para não ser descartado no meio ambiente, de qualquer forma, é uma excelente oportunidade da gente estar pegando o material que iria prejudicar o meio ambiente para poder criar um utensílio para a nossa própria casa, ou até para poder comercializar, é uma forma 100% de aproveitamento”, contou o morador de Canaã dos Carajás Silas Cooper, que participou da oficina de produção de sabão.

Aa Usipaz da Paz de Parauapebas e Canaã dos Carajás foram a quinta e sexta entregues pelo Governo do Pará, respectivamente e, assim como as demais, ofertam mais de 70 serviços à população, que vão desde procedimentos odontológicos até cursos e capacitações, como os realizados pela Semas.

Texto: Lucas Quirino - Ascom Semas