Geral LEGADO
COP 30 é destaque em estande do Governo na Caravana Federativa
Espaço interativo apresenta ações desenvolvidas pelo Estado voltadas para a preservação do meio ambiente e economia sustentável
04/07/2024 17h18
Por: Redação Fonte: Secom Pará

Como estado-sede, o Pará marcou presença na Caravana Federativa, realizada no Hangar, em Belém, com um estande dedicado à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30) - encontro de líderes mundiais promovido pela ONU - que será realizado, em novembro de 2025, para debater as mudanças climáticas que atingem o planeta.

No estande da COP, visitantes assistiram vídeos, apresentações de realidade virtual e também puderam conferir as ações do Governo do Estado, voltadas à preservação do meio-ambiente e economia sustentável, além de acompanhar o desenvolvimento de obras estruturantes que requalificam a capital paraense, Belém, para a conferência, e ainda deixarão um legado de progresso e desenvolvimento para todos os habitantes da Região Metropolitana.

Continua após a publicidade

"O mundo estará aqui na COP30, e mais do que isso, um evento que vai, abrir um novo ciclo de investimento e de respeito à Amazônia, de protagonismo do Brasil na nova economia verde, na nova economia mundial, na transição ecológica, na preservação mental, e da ideia que nós temos que defender e construir a partir do nosso país, o país da Amazônia, que é possível sim combinar desenvolvimento econômico, crescimento de riqueza e renda com proteção, preservação e sustentabilidade. O Brasil vai ser esse exemplo", destaca o ministro Alexandre Padilha.

Na ocasião, o governador do Pará, Helder Barbalho, aproveitou para destacar o protagonismo que o Pará se encontra desde o momento em que foi anunciada Belém, como sede da COP 30.

"É fato que o Estado do Pará vive um momento importantíssimo de protagonismo na liderança ambiental da Amazônia, mas destaco aqui a importância do alinhamento político que permite com que nós possamos trazer para o Estado agendas positivas, nos permite transformar em realidade, obras sonhadas por longo tempo, com que políticas públicas possam acontecer e com isto a gente consiga solucionar gargalos, gerando novas agendas que trazem emprego e desenvolvimento para a nossa região. Este é o momento em que a Amazônia é o centro das atenções globais e a preparação para a COP nos permite deixar legados ambientais, construindo uma nova agenda de desenvolvimento verde, geração de empregos verdes e soluções baseadas na natureza", disse o governador Helder Barbalho.

Ainda conforme o chefe do Executivo paraense, a realização da COP em Belém, permite que o Estado tenha um legado de protagonismo e desenvolvimento através de obras de infraestrutura.

"As soluções para a COP permitem que a nossa capital possa alçar uma agenda de desenvolvimento que deixará a cidade preparada para aquele evento, mas mais do que isso, permitirá que Belém seja uma cidade melhor para a sua população, deixando o legado de uma infraestrutura urbana, de mobilidade, de soluções históricas e de incremento de vocações com o Turismo, que passarão a fortalecer a economia e as oportunidades de emprego no Estado do Pará", concluiu o governador.

Anúncios

Durante a Caravana Federativa, o Governo Federal e o Governo do Estado também assinaram acordos importantes, como a liberação de recursos para a melhoria da Rede Hoteleira através do Fungetur - o fundo do Ministério do turismo para o fomento da atividade, além de obras estruturantes para a realização da COP que irão melhorar a vida dos moradores de Belém e seus visitantes.

"Junto ao Governo do Estado nós estaremos assinando a obra de saneamento do canal do Tucunduba. São mais de R$ 122 milhões para o tratamento de água, tratamento de esgoto, parque linear, mais 288 unidades habitacionais para as famílias que vão ser realocadas. Também trazemos a obra do esgotamento sanitário do Ver-o-Peso, que serão mais de R$ 20 milhões para o nosso cartão postal, preparando a cidade para a Conferência do CLima", detalhou o ministro das cidades, Jader Filho.

Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, estes anúncios reforçam o compromisso do Governo Federal com a realização da COP na capital paraense. "Quero deixar uma palavra de muita tranquilidade a todos os empreendedores paraenses que estão apostando na COP, que estão acreditando na COP como uma oportunidade para movimentar a sua atividade, para movimentar a economia do Pará, a COP da Amazônia. A COP da floresta, a COP que será a maior e melhor COP da história do mundo até hoje, vai ser, sim, aqui em Belém e exclusivamente aqui na cidade das Mangueiras. A COP será aqui e nós temos um grande desafio, não só receber com muito carinho, com muita hospitalidade, mas também apresentar medidas concretas para solucionar esse gravíssimo problema de mudanças climáticas, acentuadas mudanças na temperatura do planeta, na umidade do planeta em diversas regiões", concluiu Sabino.