Duas mulheres foram presas e vários objetos, incluindo entorpecentes, foram apreendidos durante a Operação "Arce Purgatio" realizada em Castelo de Sonhos. A ação deflagrada nesta quarta-feira (10) tem o intuito de desarticular atividades criminosas relacionadas ao tráfico de drogas e armas no distrito que fica distante cerca de 900 km de Altamira, no sudoeste do Pará.
A operação direcionada contra um grupo criminoso que atua em Castelo contou com o apoio da Polícia Civil de Novo Progresso, e teve como objetivo identificar as principais lideranças locais envolvidas na distribuição de armas e drogas. Durante a operação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão.
Duas mulheres foram presas em flagrante, elas foram identificadas como Eliane Akay Silva, conhecida como "Índia do *nome da facção*", que é apontada como uma importante chefia na localidade; e, Viviane de Jesus Andrade, que segundo a polícia, seria o "braço direito" de Eliane.
O diretor de polícia do interior, delegado Hennison Jacob, explicou o nome da operação. Ele disse que a operação "Arce Purgatio" recebeu essa denominação devido às fortes lideranças locais realizarem a distribuição de armas e drogas no distrito de Castelo de Sonhos. "Continuaremos as investigações para identificar mais envolvidos e combater estes crimes", destacou Jacob.
Entre os itens apreendidos estão um tablete e pacotes de substâncias semelhantes à maconha, pinos de cocaína, balanças, diversos materiais para acondicionamento das drogas e aparelhos celulares. A Polícia Civil informou que a retirada das informações dos celulares já foi autorizada judicialmente, permitirá identificar outras lideranças e continuar o combate ao tráfico de drogas na região.
A operação "Arce Purgatio" deve continuar no distrito na luta contra o crime organizado na região, para garantir a segurança dos moradores. As investigações continuam para identificar mais envolvidos em delitos.