Na madrugada de sábado (3), por volta de 01h45, a Polícia Militar foi acionada para verificar uma denúncia de um suspeito armado no final da Rua dos Buritis, nas proximidades de uma fazenda, em Altamira, no sudoeste paraense. Após receber as características do suspeito, os policiais se deslocaram para o local informado.
No local, os militares encontraram o suspeito, identificado como Bruno Henrique Lourenço da Silva. Durante a abordagem e a busca pessoal, foi encontrada na cintura de Bruno uma pistola calibre 9mm, modelo G2C, com um carregador municiado contendo 13 munições.
Diante do flagrante, Bruno recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis. De acordo com o Código Penal Brasileiro, o porte ilegal de arma de fogo de uso restrito é tratado com rigor. O Art. 16 da Lei nº 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento) prevê que: "Possuir, deter, fabricar, adquirir, fornecer, receber, ter em depósito, transportar, ceder, ainda que gratuitamente, emprestar, remeter, empregar, manter sob sua guarda ou ocultar arma de fogo, acessório ou munição de uso proibido ou restrito, sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar." A pena prevista para este crime é de reclusão de 3 a 6 anos e multa.