Na manhã da última segunda-feira (19), um tatu foi flagrado pelos bombeiros do 9º GBM de Altamira, sudoeste do Pará, tentando escapar do fogo que atingia a vegetação. O caso foi registrado na área de mata no bairro Laranjeiras. O Corpo de Bombeiros foi acionado por moradores, para apagar as chamas após a fumaça chegar até as residências.
Em vídeo gravado por um dos militares aparece o Tatu, que seria da espécie tatu-galinha, passando por um trecho da vegetação que já havia sido atingida pelas chamas e em seguida ele consegue fugir para uma área mais fechada, escapando do fogo. O animal não estaria gravemente ferido, ainda segundo os bombeiros no mesmo dia foram registradas outras 3 ocorrências semelhantes de fogo no mato e que devido às chuvas que atingiram a região nos últimos dias, houve uma redução, mas em dias quentes neste verão chegam a ser registrados em média de 5 a 10 ocorrências em diversos bairros de Altamira.
Esta não é a primeira vez que nossa equipe de reportagem da Vale do Xingu mostra um animal escapando de fogo em vegetação, o último caso que mostramos foi no dia 23 de julho, nas imagens gravadas por moradores mostrou uma paca que havia ficado ferida após ser atingida pelo fogo no bairro São Joaquim.
Segundo os militares, incendiar terrenos baldios ou provocar qualquer tipo de incêndio dentro das cidades é considerado crime no Brasil. As sanções para essas infrações variam desde multas até reclusão, e visam proteger a vida, a integridade física das pessoas, e o patrimônio público e privado. Desta forma, tanto a queima de lixo quanto os incêndios em áreas urbanas ou rurais estão sujeitos a penalidades severas.
Mín. 22° Máx. 38°
Mín. 23° Máx. 38°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 38°
Tempo nublado