Pais de alunos reclamam sobre a falta de transporte para os alunos no Travessão da Firma, área rural de Altamira, no sudoeste do Pará. Segundo eles, os alunos estão sem transporte escolar há quase uma semana, devido à paralisação dos serviços prestados por uma empresa.
“Eu moro aqui no travessão da Firma, mas meu filho estuda na escola Ituna 3, e os carros estão sem levar os alunos porque eles não receberam o salário. Nós pais estamos indignados com essa situação, porque já faz um monte de tempo que isso vem acontecendo, e os nossos filhos só estão perdendo aula.”, afirma uma moradora.
Os pais dos alunos agora não sabem mais o que fazer, já que as escolas são distantes das residências, neste caso, a mãe afirma que a casa fica distante mais de 4 quilômetros da escola onde o filho estuda e o custo com combustível é alto para levar e trazer o aluno todos os dias, eles reclamam também da continuação das aulas, mesmo com a falta de transporte.
“Já que não estão pegando os alunos, porque não sabemos quando as aulas irão voltar, os professores eram para agir da mesma forma, e não irem darem aula. Porque já que está em greve, era para entrar tudo.”
Em um documento enviado à Secretaria Municipal de Educação de Altamira, a Cooperativa do Transporte Escolar do Xingu e Região (COOTEX) informa que os serviços prestados ao município seria paralisado em 70% por conta da falta de pagamentos as empresas que realizam os serviços, e solicitou a SEMED que realizasse o pagamento dos valores devidos até o 10 dia de cada mês subsequente.
Os veículos utilizados para transportar os alunos são caminhonetes, e em fevereiro deste ano, a nossa equipe mostrou o mesmo problema, onde a empresa responsável pelo serviço paralisou as atividades alegando atraso no pagamento de parte do contrato assinado no ano passado. Agora, novamente eles pedem ajuda, e aguardam por uma solução da situação.
Em nota, a Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), esclarece os motivos que levaram à paralisação dos serviços da Cooperativa do Transporte Escolar do Xingu & Região (COOTEX), responsável pelo transporte escolar dos alunos da rede estadual de ensino.
O transporte dos estudantes da rede estadual era garantido por meio de uma parceria entre a Semed e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Desde maio deste ano, a Seduc não realiza os pagamentos referentes a essa parceria. Diante da ausência de repasses da Seduc, a Semed continuou arcando com os custos do serviço de forma integral, em razão do prolongado não pagamento, a Semed notificou o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), alertando sobre a situação e os impactos na continuidade do serviço.
A Prefeitura de Altamira segue em tratativas com a Seduc e aguarda o retorno dos repasses para que o transporte escolar seja retomado quanto antes, garantindo o direito à educação dos alunos
Em nota, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informa que o compromisso pelo transporte escolar para a educação infantil e ensino fundamental é de responsabilidade exclusiva da prefeitura de Altamira. A Seduc informa ainda que está em tratativa com a prefeitura de Altamira e com os setores responsáveis para a retomada integral da oferta do transporte para os estudantes da rede estadual de ensino, de responsabilidade compartilhada com o município.