Valderson Pinto Malafaia, de 14 anos e Nicolas Gabriel Pinto Malafaia, de 5, foram sepultados na tarde deste domingo (17) sob forte comoção. Os irmãos morreram durante um incêndio na residência onde moravam. Além de familiares e amigos, a comunidade foi até a igreja onde os corpos eram velados para se despedir.
O cortejo seguiu pelas ruas de Altamira, sudoeste do Pará, até o Cemitério Jardim das Flores, na PA-415. Muito abalada, a mãe precisou ser amparada por familiares. Dor também para os amigos de futebol de Valderson, o eterno "Igrejinha".
"Era 'Igrejinha', porque ele vivia na igreja.", conta o amigo Matheus Souza. Ele amou tanto o apelido que se identificava no perfil do Instagram como "Igrejinha 10". Cheio de estilo e sempre feliz. Valderson já está fazendo falta. "Ele era meu parceiro, conheci ele na escola.", relembra o amigo. O menino era apaixonado por futebol. Valderson Malafaia faria 15 anos no próximo dia 28.
Filhos de pais separados, Valderson e Nicolas tinha mais três irmãos que estavam sob os cuidados do avô materno em Manaus, no Amazonas. A mãe trabalha em um clube da cidade e no momento estava no serviço quando recebeu a confirmação da tragédia. "Landinho" também cantava na igreja. E os amigos sabiam que ele amava estar nas reuniões.
O adolescente e o irmão caçula, Nicolas Gabriel, estavam em casa, na Rua Pará, no bairro Jardim Uirapuru, quando o fogo iniciou na manhã de sábado (16). Segundo o Corpo de Bombeiros, as vítimas correram para o banheiro para tentar escapar das chamas e acabaram presas no cômodo inalando a fumaça tóxica.
"A gente percebeu que eles não tinham nenhuma queimadura no corpo, morreram por asfixia. O banheiro o qual elas se encontravam não incendiou, mas a fumaça é infelizmente o que mais mata.", afirma o Tenente Alexandre Tenório, do Corpo de Bombeiros.
A creche onde Nicolas estudava enviou solidariedade à família. A escola Saint Clear Passarinho emitiu nota de pesar pela morte de Valderson que cursava o 8º ano. No contraturno escolar ele fazia parte de uma escolinha. No futsal era fixo e no futebol jogava como atacante. E tudo virava partida de bola, até mesmo aqui na rua do bairro que morava. Inacreditáveis com tudo o que aconteceu, os colegas sentem a dor da despedida precoce.
Mín. 23° Máx. 38°
Mín. 23° Máx. 38°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 38°
Chuvas esparsas