SENADOR JOSÉ PORFÍRIO ATAQUE
Funcionários de empresa mineradora são recebidos a tiros em Souzel
A empresa Belo Sun Mineração divulgou uma nota de repúdio nas redes sociais após o ocorrido
24/02/2025 08h42
Por: Redação Fonte: Brasil Novo em Foco, com Confirma Notícia

Segundo informações de moradores da Vila da Ressaca, área rural do município de Senador José Porfírio, no Pará, funcionários da empresa canadense de mineração “Belo Sun”, foram recebidos a tiros em uma localidade da região. Os supostos atiradores seriam grileiros de terras, que tentam intimidar os serviços da empresa no local. Um dos tiros teria acertado o vidro do carro no qual os servidores estavam, mas felizmente ninguém se feriu.  

A Belo Sun Mineração divulgou uma nota de repúdio nas redes sociais, onde disse que condenava veementemente o ataque injustificado contra dois funcionários da equipe de segurança ocorrido em 18 de fevereiro de 2025, nas proximidades da Vila da Ressaca, no município de Senador José Porfírio. A empresa disse ainda que o incidente foi prontamente comunicado às autoridades, e que está colaborando integralmente com as investigações para que os responsáveis sejam identificados e responsabilizados.

Continua após a publicidade

 Ainda de acordo com informações de moradores da região repassadas a nossa equipe, não é a primeira vez que este tipo de caso ocorre. Em outra ocasião, outros funcionários da mesma empresa já teriam sido ameaçados. E que os grileiros fazem esse tipo de situação para intimidar e fazer com que os servidores se demitam por medo, e assim poderem se apropriar de objetos e outros pertences da empresa, já que não haveria nenhuma equipe de segurança presente nas instalações para vigiar. 

O projeto previsto para a Volta Grande do Xingu  é estimado em mais R$ 1 bilhão. Recentemente a empresa conseguiu uma vitória na justiça, onde o colegiado do TRF1, decidiu que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (SEMAS), seria a responsável pelo licenciamento do projeto, tirando a competência do IBAMA para decidir sobre o caso.