Em Brasil Novo, a programação ocorreu nos dias 17 e 18. Durante o mutirão, foram alcançados 79 imóveis, beneficiando diretamente 65 homens e 15 mulheres, representando aproximadamente 9.640,0205 hectares de área em imóveis rurais atendidos, gerando a validação de 26 Cadastros Ambientais Rurais, equivalente a 3.424,6538 hectares em áreas regularizadas no Pará.
A iniciativa contou com a colaboração das Secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura de Brasil Novo, além da Câmara de Vereadores do município.
Floresta + Amazônia –Além da regularização, durante o mutirão os produtores também receberam atendimentos sobre o projeto Floresta + Amazônia, do governo federal, que oferece incentivos financeiros a pequenos produtores rurais por meio do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). A iniciativa beneficia agricultores familiares em diferentes estágios de regularização no Cadastro Ambiental Rural, abrangendo os municípios participantes das Fases 1 e 2 do programa.
“O Pará é pioneiro na realização de mutirões de regularização ambiental de apoio a agricultores familiares, comunidades e produtores rurais, que realizamos desde 2020, com a criação do Programa Regulariza Pará. Essa nova frente de mobilização e parceria entre o Estado, o município e o Governo Federal, para agregar o pagamento por serviços ambientais do Projeto Floresta + Amazônia, reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental no estado do Pará e só ressalta ainda mais o sucesso da nossa ação”, observou Rodolpho Zahluth Bastos, secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Semas.
As inscrições para o Floresta+ Amazônia estão abertas até o dia 30 de junho de 2025. Os interessados podem acessar o edital e obter mais informações por link na internet, acesse aqui.
Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 21° Máx. 30°
ChuvaMín. 21° Máx. 26°
Chuva