Danilo Lopes, enfermeiro e atual vereador do município de Medicilândia, no sudoeste do Pará, afirma que pacientes da cidade estão encontrando dificuldades no momento de conseguir leitos no Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT) em Altamira. Em visita ao hospital municipal nesta semana, dois casos chamaram a atenção do parlamentar.
A situação dos pacientes é grave. No primeiro caso, o paciente vítima de acidente automobilístico está com uma fratura exposta no pé, que vem piorando a cada dia e a espera por um leito já chega a 11 dias. Já em outra situação, uma idosa de 69 anos, com fêmur fraturado, aguarda também há vários dias por um leito. Outro paciente do município que precisa passar por uma cirurgia cardíaca com urgência é o pequeno Cristian Gael, de 5 meses, que está internado no Hospital Regional há mais de 30 dias na espera pela transferência para Belém.
''Onde está os investimentos, e a ampliação do Regional?'', questiona Danilo.
O Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), localizado em Altamira, possui 97 leitos, sendo 9 de Unidade de Terapia Intensiva, para atender um público de mais de 300 mil habitantes de 9 municípios da região do Xingu. Constantemente a unidade de alta e média complexidade vem sendo alvo de denúncias por conta da negligência no quantitativo de leitos que já é mais suficiente para atender a demanda.
Mín. 22° Máx. 25°
Mín. 21° Máx. 30°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 25°
Chuva