ALTAMIRA PROJETO E+
Projeto E+ Reciclagem garante desconto na conta de energia e ajuda a preservar a vida no Xingu
Criado pela Equatorial Pará, o projeto já evitou que mais de 5 mil toneladas de resíduos fossem parar no rio ou em terrenos baldios em Altamira, no Sudoeste do Pará
10/04/2025 16h17
Por: Redação
Foto: Equatorial Pará

Engajar a comunidade na preservação ambiental com ações de reciclagem, e de quebra ainda garantir desconto na conta de energia, essa é a essência do Projeto E+ Reciclagem da Equatorial Pará. A ação do Programa de Eficiência Energética já ajudou a evitar que mais de 5 mil toneladas de resíduos como plástico, papel e metal fossem parar em locais inadequados, em Altamira.  

“Esse é um dos projetos que a gente mais se orgulha de dizer que fomos nós que criamos. Incentivando a coleta seletiva nas cidades onde o projeto está presente, contribuindo para a educação ambiental, colaborando com as prefeituras e com as cooperativas de reciclagem, a gente ajuda o meio ambiente, contribui com a geração de renda para os grupos mais carentes, e permite descontos na conta de energia de quem participa. Tudo isso em uma única ação. ”, comemora Leonardo da Mata, gerente de relacionamento com o cliente, da Equatorial. 

Continua após a publicidade

Com o E+ Reciclagem, somente em 2024 foram recolhidas mais de 5,2 mil toneladas de resíduos, entregues pelos clientes da empresa, no posto de coleta. Metais como alumínio, papelão e embalagens plásticas estão no topo da lista dos resíduos separados pelos clientes. Cada produto tem um peso, e somados eles garantem descontos na conta de energia de quem participa do projeto. 

Como Funciona:

O cliente com a sua fatura de energia em mãos pode ir ao posto de coleta mais próximo com os resíduos limpos e separados para realizar a troca por bônus na conta de energia.

No posto de coleta o atendente irá pesar separadamente cada resíduo, por tipo e classe, gerando um bônus a ser creditado na fatura de energia.

Ao final cada cliente receberá um comprovante da transação realizada identificando o valor do bônus, a ser conferido junto a sua fatura de energia no mês seguinte. “Além de garantir desconto na própria conta de energia, o cliente tem a opção de doar esse bônus para uma instituição no seu município, ajudando assim, a preservar o meio ambiente e ainda ajudar a manter o trabalho dessas entidades. ”, destaca Leonardo. 

No caso de doação do bônus, em cada posto existe uma lista de entidades beneficentes e/ou sem fins lucrativos, assim o cliente que desejar doar seus bônus pode se direcionar a uma destas entidades ou mesmo indicar uma entidade de sua preferência.

Para isso deve ser indicado o número da Conta Contrato da entidade. 

Em Altamira, o posto de coleta funciona no estacionamento do Camelódromo, na Avenida João Rodrigues. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 08h às 12h e das 13h às 17h. Aos sábados o posto funciona das 08h ao meio-dia. O projeto é voltado para os clientes de baixa tensão e residenciais.