ALTAMIRA Super Liga
Times de Altamira e região disputam maior campeonato de futebol amador do Pará
Super Liga Pará contará com mais de 800 times e 15 mil jovens inscritos com objetivo social de promover inclusão, protagonismo juvenil e cidadania
24/04/2025 19h52
Por: Redação

Nesta quarta-feira, 16, aconteceu o lançamento da Super Liga Pará, o maior torneio de futebol amador do estado, que contará com a participação de mais de 800 times, de 75 municípios, incluindo Altamira, Anapu, Almeirim, Pacajá e Senador José Porfírio, na região do Xingu.

Cerca de 15 mil jovens serão impactados com a iniciativa. O projeto é realizado pela Organização Paraense de Administração Pública (OPA), com o patrocínio da Equatorial Pará e o apoio da Federação Paraense de Futebol (FPF). 

Continua após a publicidade


Formato


A competição, que terá início ainda no mês de abril, será dividida em duas etapas, uma municipal e outra regional. No primeiro momento, cada cidade terá de 8 a 16 equipes inscritas, e haverá uma disputa interna, com um vencedor em cada município. Após essa fase, haverá o campeonato regional, com confrontos únicos para definir um vencedor em cada uma das 12 regiões do estado. 


Para concluir a disputa, a fase final regional vai contar com os 12 times que se enfrentarão para a definição do grande campeão da Super Liga Pará.  


De acordo com Michelle Miranda, analista de Responsabilidade Social da Equatorial Pará, além do incentivo à saúde com a prática do esporte, a Super Liga também vai atuar para promover a inclusão, o protagonismo juvenil e a cidadania.


“A Equatorial Pará, que já é a maior patrocinadora de cultura do estado há alguns anos, agora também incentiva projetos de esporte. E a Super Liga chega com uma grande capilaridade para alcançarmos comunidades, principalmente aquelas em vulnerabilidade social, para que possamos levar lazer e qualidade de vida de forma gratuita a milhares de jovens em todo o estado”, destaca Michelle.


Para Roberto Ramalho, presidente da OPA, o projeto da Super Liga Pará, além de oferecer oportunidade para os jovens, é uma maneira de valorizar o futebol amador do estado.


“O futebol paraense, no que diz respeito ao âmbito profissional, ele já está consolidado. Chegou a hora de olharmos com carinho para o interior do estado, principalmente nos locais em que o futebol das ligas municipais é muito forte. Muitos talentos podem surgir”.


A Super Liga é realizada pela OPA – Organização Paraense de Administração Pública, com apoio do Governo Federal, Ministério do Esporte, patrocínio da Equatorial Pará, e parceria da Federação Paraense de Futebol. 

Clubes participantes na região do Xingu 

Altamira: 16 clubes 
Anapu: 8 clubes 
Almeirim: 16 clubes 
Pacajá: 8 clubes 
Senador José Porfírio: 8 clubes