Esta semana, uma escola no município de Portel precisou interromper as aulas devido uma infestação de mariposas, conhecidas como “bruxas”.
A correria de pais, professores e alunos da escola municipal de ensino infantil e fundamental Estefânia Monteiro foi grande. No vídeo é possível ver a quantidade de mariposas que voam em frente à instituição.
O registro foi feito na área rural da cidade de Portel, no arquipélago do Marajó. A infestação levou à suspensão das aulas em escolas da região, após relatos de reações alérgicas provocadas pelo contato com as cerdas dos insetos.
A Secretaria Municipal de Educação de Portel determinou a interrupção das atividades escolares por dez dias nas unidades vinculadas à Escola Referência Boa Esperança, localizada na vila Manelito.
A medida foi tomada para proteger alunos e profissionais da educação dos efeitos adversos causados pelas mariposas. O biólogo, Rodolfo Salm, explica o risco do contato com o inseto.
''As mariposas e as borboletas são insetos conhecidos principalmente por sua beleza e elegância, no entanto são necessario alguns cuidados quando se manipula esses animais. As assas das mariposas e borboletas são compostas por pequenas escamas, como as dos peixes, e quando você encosta nessas assas é preciso lavar as mãos. Porque caso você leve aquele pozinho aos olhos, pode ocorrer irritações e reações alérgicas''
Segundo especialistas, o aumento da população dessas mariposas ocorre principalmente durante a transição entre primavera e verão, períodos mais quentes e úmidos que favorecem seu ciclo reprodutivo.