Ainda segue bloqueada a estrada que dá acesso à maior área rural da região, a Gleba Assurini. Veículos estão atravessados na via para impedir a passagem no local, a manifestação começou no final da manhã desta segunda-feira (23) depois que indígenas da etnia Juruna e produtores rurais resolveram protestar pela recuperação de um trecho de estrada de chão de 17 quilômetros, entre a Agrovila Sol Nascente e a localidade ITUNA.
‘’ Liguei agora para Secretária de Obras e ela falou que estava resolvendo a demanda. Inclusive tem um vereador lá com ela para tentar resolver o problema do povo da Assurini que segue fechado e isso não pode ficar desse jeito, pois a situação está se agravando.’’ Informou Paulo Batista, produtor rural
Os moradores exigem a autorização do serviço pela Prefeitura de Altamira através de um convênio com a Empresa Construtora de Belo Monte. A PMA, segundo os manifestantes, não quer autorizar que uma empresa de máquinas pesadas execute o serviço. Já a prefeitura por meio de nota, negou que o convênio não tivesse sido assinado e informou que a recuperação deveria ser feita de forma direta, com preço menor que a metade proposta e ainda aumentando o percurso, porém não avisou sobre o início dos trabalhos.
A Norte Energia, respondeu que no âmbito do cumprimento dos compromissos de melhorias de acesso do Termo de Compromisso Ambiental 3/2021-GAB, firmado com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), foram realizados convênios com as prefeituras de Altamira, Anapu, Senador José Porfirio e Vitória do Xingu para promover o cascalhamento e terraplanagem dos acessos aos territórios da Volta Grande do Xingu.
Fonte: Confirma Notícia
Mín. 23° Máx. 38°
Mín. 23° Máx. 38°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 38°
Chuvas esparsas