No ano de 2020, marcado pelo novo coronavírus, o Brasil registrou aumento de 5% nos assassinatos em comparação com 2019, após dois anos seguidos de declínio. As informações foram divulgadas pelo índice nacional de homicídios, do pelo G1, que utiliza dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. O Pará foi o estado com a maior diminuição de mortes: -19%.
Foram registradas nesse período 43.892 mortes violentas, contra 41.730 em 2019. Ou seja, 2.162 mortes a mais. Estão contabilizadas no número as vítimas de homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.
A crescente no número de mortes aconteceu mesmo durante a pandemia e foi puxada principalmente pelo Nordeste, que teve um aumento expressivo nos assassinatos: 20%. Vale ressaltar que a região também foi a grande responsável pela redução de mortes nos últimos dois anos.
O Sul também teve uma leve alta. Nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, o número de crimes violentos foi menor na comparação com o ano anterior. A região Norte teve a queda mais acentuada: - 11%. No total, mais da metade dos estados registrou uma alta. Houve aumento dos assassinatos em 14 unidades da federação.
Com informações do G1
Mín. 21° Máx. 37°
Mín. 22° Máx. 37°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 37°
Chuvas esparsas