A Agência de Defesa Agropecuária do Pará começa a 1ª etapa de vacinação contra a Febre Aftosa em 2021. A partir de primeiro de maio, até o final do mês, os produtores têm que comprar a vacinação para aplicar nos animais. Somente em Altamira devem ser vacinados cerca 750 mil bovinos.
Os produtores devem procurar, após a vacinação, as unidades da Adepará espalhadas por toda a região para fazer a comprovação de imunização dos bovinos. Na região do Xingu, pelo menos 2 milhões de animais devem ser vacinados.
São 8 municípios que compõem a regional: Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Uruará, Senador José Porfírio, Vitória do Xingu e Placas. Os produtores que não comprovarem a aplicação, entre 1 a 15 de junho, estão sujeitos à multa.
Adepará faz o controle das doenças nos animais. Pelo menos duas vezes ao ano há vacinação nos rebanhos. A regional do Xingu não registra casos de aftosa há pelo menos 15 anos. Caso o produtor não cuide dos animais, os impactos podem ser sentidos na economia local. Por isso o gerente regional da Adepará alerta para os sintomas.
Confirma Notícia
Mín. 23° Máx. 38°
Mín. 23° Máx. 38°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 38°
Chuvas esparsas