A apresentação do grupo especial Acadêmicos do Salgueiro durante o primeiro dia de desfile no Rio de Janeiro, que aconteceu nesta segunda-feira (20), deu o que falar nas redes sociais, principalmente entre os evangélicos. O enredo da escola foi "Delírios de Um Paraíso Vermelho".
O tema escolhido pela escola de samba retratou sobre a liberdade e a profanação. Os carros alegóricos e as fantasias levaram elementos da bíblia, como por exemplo, a maçã, o céu, inferno, a cobra e até mesmo o diabo.
Enredo
"O ser humano é filho da queda, desorientado pela condenação aos limites mundanos. Aqui na Terra, jardim dos exilados, o inferno são os outros. A cada juízo, uma condenação. tudo é perversão e pecado. Tudo é proibido. Grandes olhos vigiam a vida dos outros e sentenciam à margem quem desafia os 'costumes': exclusão, apagamento. A obediência anda incorporada na culpa. Quem há de ter pecado maior? Louvados sejam os excluídos, louvados sejam os rejeitados", cita um trecho do samba-enredo da escola.
Críticas
Só que a escolha do enredo dividiu opiniões, principalmente entre os religiosos que sentiram ofendidos e acreditam que o tema é, de fato, uma profanação. O assunto ficou entre os mais comentados nas redes sociais. Uma internauta escreveu: "Quem governa esse paraíso? Quando descerem as pragas, não reclamem". Já outro tuitou: "Desfile da Salgueiro, em homenagem ao grande idealizador dessa festa".
Houve quem defendeu a apresentação, uma internauta comentou: "O que os crentes vão colocar de culpa no Salgueiro por tudo que acontecer nesse ano, não tá escrito". Em 2019, a escola Gaviões da Fiel, também foi alvo de ataques na internet, após usar como tema de enredo, Jesus e Satanás em um embate. Na apresentação parecia que cristo perdia a batalha, nas redes sociais, internautas até chegaram a colocar a culpa da pandemia do novo coronavírus pelo tema que foi usado.
Mín. 22° Máx. 39°
Mín. 23° Máx. 39°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 34°
Chuvas esparsas