Um programa específico de pós-graduação e pesquisa pensando no desenvolvimento estratégico da Amazônia. Essa foi a pauta definida, em reunião entre os dirigentes da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) e a Universidade do Estado do Pará (UEPA), nesta quarta-feira (26), na sede da Fapespa.
Atualmente, a UEPA possui vários projetos de desenvolvimento, pesquisa e pós-graduação, em parceria com a Fundação. Assim, o reitor da Instituição buscou a Fapespa com a proposta de estreitar ainda mais essa relação, fortalecer os programas já existentes e em lançar esse novo e exclusivo programa específico de pós-graduação. Durante a reunião, ficou acordado que o novo programa será lançado no segundo semestre de 2024.
“Nós estamos buscando ações disruptivas. O governo do Pará é um governo inovador, é um governo empreendedor e não se faz inovação, não se faz novos empreendimentos sem a base tecnológica, sem a base científica. E a Universidade do Estado tem toda a condição de oferecer esse suporte técnico científico para as tomadas de decisão das políticas públicas estaduais. É por isso que investimos tanto em ciência e tecnologia no estado do Pará”, destacou o presidente da Fapespa, Marcel Botelho.
Exclusividade- Este será o primeiro programa dessa natureza, pensado entre a Fapespa e a UEPA. Trata-se de um projeto específico de desenvolvimento para a pós-graduação e pesquisas da UEPA. A proposta é que, cada vez mais, a Universidade atenda às necessidades estratégicas do Estado no que diz respeito às pesquisas e a pós-graduação, a exemplo do Plano Estadual de Bioeconomia do Pará (PlanBio), para o programa de recuperação de florestas nativas, para a segurança pública, para a saúde, entre outras áreas estratégicas para o desenvolvimento do Estado.
A partir desse momento, será composto um grupo de trabalho para o lançamento do referido edital, previsto para ser lançado no segundo semestre de 2024. “Uma Universidade forte é uma universidade que tem um quadro qualificado e que precisa certamente do aporte de recurso para fazer isso acontecer na ponta, daí a nossa parceria com a Fapespa, que sempre nos apoia. Hoje, nessa reunião, foram estabelecidas as bases para o lançamento desse novo programa institucional de apoio a pós-graduação da UEPA", informou o reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Clay Chagas.
Missão– A Fapespa é responsável pelo fomento da pesquisa em ciência, tecnologia e inovação no Pará. A instituição planeja ações de desenvolvimento sustentável, projetos que interligam as ICTs, universidades, instituições de ciência e tecnologia e jovens, principalmente jovens vulneráveis, alunos de escolas públicas, preferencialmente ribeirinhos, quilombolas, indígenas e populações tradicionais, para que tenham acesso às pesquisas desenvolvidas e as compreendam, vislumbrando um futuro com bioeconomia.
Dessa forma, com seus estudos, editais, projetos e pesquisas, a Instituição apoia o Governo do Estado nas suas tomadas de decisões, nas mais diversas áreas, sempre visando o desenvolvimento sustentável no Pará. A Instituição prioriza a compatibilização do desenvolvimento econômico com a preservação da floresta em pé. Seus estudos, pesquisas e editais são inovadores por fomentar novas pesquisas e proporcionar a criação de um banco de dados sobre a bioeconomia, ferramentas que embasam outras ações governamentais.
“Esperamos que essa nova parceria floresça ainda mais e possa com isso proporcionar melhores condições de pesquisa na universidade. Estamos vinculados ao executivo do Estado e isso já por si só já é algo extremamente importante, mas por a Universidade ser um órgão do Executivo isso faz também com que ela possa atender mais rápidas as demandas do Pará. Essa é uma das formas que temos para fortalecer a economia, melhorar as condições de vida da população. Então a pesquisa acaba sendo um motor também do fortalecimento econômico e de melhores indicadores sociais”, avalia o reitor da UEPA.
Parceria- Nos últimos três anos, a Fapespa realizou aporte de mais de R$ 16 milhões para a Universidade, destinados ao fomento de bolsas de mestrado, doutorado e projetos de pesquisas, em diversas áreas.
“Hoje, a Fapespa já atende a Universidade com bolsas, com incentivo a pesquisas, mas é claro que um programa dedicado especialmente para a UEPA vai trazer muito mais especificidade. Seremos capazes de atender, especificamente, as demandas da Universidade. Uma concorrência interna mostrando que os órgãos estaduais em cooperação têm condições de fortalecer do governo do Estado como um todo, para o atendimento de metas do governo. É isso que nós vamos buscar.”
Mín. 21° Máx. 39°
Mín. 24° Máx. 39°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 36°
Chuvas esparsas