Brasília (03/02/2025) - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) esclarece que identificou o desvio de armas e de uma embarcação apreendidos por infração ambiental, ambos sob guarda da instituição, supostamente praticado por um ex-servidor.
O ex-servidor ingressou no instituto, por meio de concurso público, em 2022. Em junho de 2024 solicitou seu desligamento. Porém, antes do desligamento, foram constatadas as irregularidades e instaurados processos disciplinares para apuração interna e aplicação das medidas punitivas.
Em decorrência da recusa de devolver os bens, o Ibama comunicou à Polícia Federal para que apurasse os crimes cometidos e atuasse na recuperação dos materiais e objetos que se encontravam em seu poder. A instituição tem colaborado ativamente com as investigações, reforçando a intolerância com qualquer ilegalidade.
O Ibama reafirma seu compromisso inegociável com a proteção dos bens públicos, adotando todas as medidas cabíveis para coibir práticas ilícitas e garantir a integridade dos materiais sob sua guarda.
Assessoria de Comunicação do Ibama
Mín. 21° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 30°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 29°
Chuva