Já dura mais de 20 horas a manifestação na estrada principal que dá acesso à Gleba Assurini. Produtores rurais e indígenas bloquearam a via no final da manhã da última segunda-feira (23), cobrando da Prefeitura de Altamira uma resposta imediata para recuperação de um trecho de 17 quilômetros da Agrovila Sol Nascente até a estrada que dá acesso ao ITUNA.
"Ainda não houve negociação e nós junto com os indígenas só iremos sair daqui com uma resposta positiva", informou o produtor rural, Paulo Batista.
Uma fila de veículos se formou no trecho. Ninguém passa pelo bloqueio e a balsa que faz a travessia também precisou parar as atividades sem o fluxo de veículos.
Segundo os manifestantes existe um convênio entre a empresa Construtora de Belo Monte e a Prefeitura Municipal de Altamira. A Prefeitura, ainda segundo os manifestantes, não teria autorizado que uma empresa executasse a obra.
Em nota a Prefeitura de Altamira negou que não estivesse assinado o convênio afirmando que a execução dos trabalhos será realizada de forma direta, com um preço menor do que a metade proposta. A PMA encerra informando que os serviços serão realizados com uma extensão maior, com o valor definido. Só não informou sobre a previsão do início dos trabalhos.
A Norte Energia, empresa privada, concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte, informou que “no âmbito do cumprimento dos compromissos de melhorias de acesso do Termo de Compromisso Ambiental 3/2021-GAB, firmado com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), foram realizados convênios com as prefeituras de Altamira, Anapu, Senador José Porfirio e Vitória do Xingu para promover o cascalhamento e terraplanagem dos acessos aos territórios da Volta Grande do Xingu.”
Fonte: Confirma Notícia
Mín. 23° Máx. 38°
Mín. 23° Máx. 38°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 38°
Chuvas esparsas