O Modelo Rural, uma espécie de minifazenda com atividades que podem ser desenvolvidas em propriedades rurais, é o destaque na 52ª Exposição Feira Agropecuária de Castanhal (Expofac), aberta no sábado (06). O espaço é uma apresentação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), parceira do evento, promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Castanhal, município do nordeste paraense. Até o próximo dia 14, um público esperado de 50 mil visitantes poderá ver como são desenvolvidas atividades de produção de alimentos, como leite, entre outros.
A agricultora familiar, Gilcely de Oliveira, moradora do Assentamento 5 de Outubro, na zona rural de Castanhal, é atendida pela Emater há 4 anos e, na Expofac, está comercializando 38 variedades de plantas medicinais, como a erva cidreira que serve como calmante e relaxante, orégano, usado como antioxidante e antiiflamatório, e arnica que serve para dores musculares e contusões, entre outras.
"Nossa meta aqui é conseguir arrecadar mais de 500 reais nestes dias. Além do cultivo de plantas medicinais, eu, minha mãe e minha tia também trabalhamos com piscicultura, avicultura, suinocultura e fruticultura, produção que é vendida para o mercado local”, disse a expositora ressaltando ainda a importância do assessoramento do órgão estadual, especialmente com as atividades de criação de aves e de peixe em cativeiro com as quais obteve 100% de aumento na produtividade, com o auxílio dos técnicos do escritório de Castanhal.
Além do Modelo rural, a Emater também está coordenando o Pavilhão da Agricultura Familiar onde 40 expositores de Castanhal e municípios vizinhos, estão comercializando seus produtos diretamente ao consumidor. Na programação do evento, o órgão oficial de ATER do governo estadual também participa de palestras.
"A nossa expectativa é movimentar um volume de aproximadamente R$ 200 milhões, em negócios através da feira, que é sucesso e conta com a parceria fundamental da Emater", afirmou Francisco Gomes, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais.
Junto com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), a Emater está na organização do Torneio Leiteiro, que premiará o bovinocultor cujo animal terá a maior produção de leite durante o período da feira.
“A nossa expectativa é dar visibilidade aos nossos assistidos, que tem a divulgação e a comercialização de seus produtos diretamente ao público. Pelo Modelo Rural, em uma área de 1 hectare, nossa equipe faz a demonstração de técnicas e tecnologias. E esse evento é mais uma mostra da proatividade da nossa equipe técnica, mesmo voltando de um período de pandemia, que fez toda a elaboração desse espaço que é extraordinário para alavancar a produção familiar”, destacou Lana Reis, presidente da Emater.
SERVIÇO
A 52ª Exposição Feira Agropecuária de Castanhal (Expofac) acontece, de 6 a 14 de novembro, a partir das 8h, no Parque de Exposições Pedro Coelho da Mota, em Castanhal, no nordeste do estado.
*Texto de Paula Portilho.
Mín. 23° Máx. 39°
Mín. 23° Máx. 39°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 38°
Chuvas esparsas