A ação policial se concentrou na área rural do município de Rurópolis, uma comunidade conhecida como Vicinal Transforlândia, a 9 km do município, na tarde desta terça-feira (09).
Familiares das vítimas denunciaram à polícia que mãe e filha estariam sofrendo agressões físicas e vivendo em condições precárias e sofriam ameaça. As duas viviam sob vigilância e os responsáveis por essa violência eram dois irmãos.
Um dos homens procurados pela polícia é Isaac Carvalho dos Reis, ele é irmão do proprietário da casa, e foi detido pelos policiais após ser flagrado no imóvel. Com ele foram apreendidas 7 armas de fabricação caseira, de vários calibres, além de munições, pólvora e 32 cartuchos deflagrados. As armas feitas de madeira chamaram a atenção da polícia, apesar de bem rudimentares, tinham poder de fogo, e eram usadas para caça, e também para ameaçar as vítimas. Todo o material foi apreendido e encaminhado para a perícia.
As duas mulheres, mãe e filha, foram resgatadas do local pelos policiais e deverão passar por exames de corpo delito. A polícia ainda não sabe se as duas, além de sofrer violência física, também eram submetidas a abusos sexuais, praticados pelos dois homens. O outro suspeito procurado durante a Operação Madre, não foi localizado, ele é casado com uma das vítimas, e pai da adolescente.
Os casos de violência doméstica dobraram durante o período da Pandemia, no Brasil, segundo o anuário da violência, 2020. Segundo dados do documento, uma em cada quatro mulheres foi vítima de algum tipo de violência praticada pelo próprio companheiro. Em 2020, segundo dados do portal da transparência para segurança pública, 66 mulheres foram mortas no estado, em 2021, de janeiro até agora, 45 mulheres já perderam a vida por questão de gênero.
Isaac Carvalho foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e munições, e ainda será investigado pelas denúncias de ameaça e violência física. Ele não deu detalhes sobre o paradeiro do irmão, e ainda será ouvido em depoimento à Polícia Civil, que instaurou um inquérito para apurar todas as denúncias. Deflagrada pela Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar, a “Operação Madre” foi comandada pelo delegado Ariosnaldo Vital Filho, e pelo comandante do 17º comando de policiamento militar, Capitão Manoel Vieira.
Mín. 23° Máx. 39°
Mín. 23° Máx. 39°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 38°
Chuvas esparsas