A ação foi realizada pelos integrantes do Batalhão de Polícia de Eventos (BPE), unidade vinculada ao Comando de Policiamento Especializado (CPE), e é uma extensão da campanha realizada nos estádios, no início de outubro deste ano, tendo como finalidade alertar as mulheres e estimular esse público a denunciar o crime de importunação, previsto na lei n° 13.718 de 2018 com pena que pode chegar até cinco anos.
Além da entrega dos panfletos à pé nas paradas de ônibus, está sendo realizada a barreira móvel. Durante a ação, os ônibus que trafegavam pelo local são parados e os militares entram nos veículos para ampliar a ação. Ao final da abordagem, adesivos com a logomarca da campanha são colados no coletivo para reforçar a ideia da ação.
"O intuito é conscientizar as pessoas que utilizam o transporte público para respeitar o outro, principalmente o público feminino que é vítima dessa prática que não deve ocorrer. Desse modo, as pessoas que forem vítimas, devem procurar a Polícia Militar, pois os agentes darão o encaminhamento à Polícia Civil para que o agressor seja punido na forma da lei", frisou o tenente-coronel Helde Alain", comandante do BPE.
"Durante minha vida já ouvi muitos relatos de mulheres que são vítimas dessa violência, mas o que acontece é que a maioria delas não denunciam, e por isso a campanha foi feita, para reforçar que essa situação é crime e precisa ser denunciada", frisou a militar, que na ocasião, participou do primeiro dia da campanha.
Usuária do transporte coletivo, Naiara Ribeiro de 25 anos expressou o sentimento de estar sujeita a esse tipo de crime e comentou sobre a importância da campanha para combater essa prática. "Tudo isso é muito chato e muito triste, uma vez que a gente acaba percebendo que nem dentro do transporte público a gente tem segurança. Porém, essa campanha nos trás alívio, e uma sensação de segurança, em ver que o poder público está se importando com nós mulheres", explicou a estudante.
De acordo com a lei n° 13.718 de 2018, importunação sexual é qualquer prática de cunho sexual realizada sem o consentimento da vítima, ou seja, é caracterizada pela realização de ato libidinoso na presença de alguém de forma não consensual, com objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro.
Neste sábado (13), a campanha será realizada em frente ao Shopping Castanheira, na Feira do Guamá e no Ver-o-peso. A ação conta com o apoio da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado (Alepa), o Núcleo de Relações com os Municípios e Entidades de Classe (Nurmec) e a Deputada Nilse Pinheiro.
Denuncie
A denúncia do crime de importunação sexual pode ser realizada em qualquer Delegacia de Polícia Civil, pelo 190 ou pelo Disque Denúncia, no número 181. A vítima pode ainda acionar a viatura da PM mais próxima. Os agentes estão preparados para dar a condução necessária para que o criminoso seja responsabilizado criminalmente.
Texto: Matheus Soares - SD PM
Mín. 22° Máx. 29°
Mín. 22° Máx. 29°
ChuvaMín. 22° Máx. 28°
Chuva