Um homem foi preso na segunda-feira (06), com um aparelho de rádio clandestino, durante fiscalização no km 851 da BR-230, em Uruará. O equipamento estava em um veículo modelo Saveiro, de cor branca, que trafegava pela rodovia.
Durante a abordagem, a equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) notou que havia uma antena instalada no teto do veículo, conhecida por antena satélite “bolinha”. No interior do veículo estava instalado um rádio.
O aparelho, que utiliza de sinal de satélite norte-americano, não possui autorização de uso e nem homologação pela Anatel, além de viabilizar a comunicação a longas distâncias. Além disso, o uso do aparelho é comum na região entre organizações que transportam madeira irregular, para avisarem uns aos outros quando a polícia está realizando fiscalização no caminho do transporte.
Ao ser questionado, o condutor afirmou que o aparelho foi instalado em agosto deste ano. Afirmou também que a rádio presta apoio para um caminhão que transporta madeira em Itaituba, em um projeto de manejo.
Diante disso, o condutor foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Uruará, em tese, por desenvolver clandestinamente atividade de telecomunicação, crime descrito no Art. 183 da Lei 9.472/97, com pena de 2 a 4 anos, aumentada da metade se houver dano a terceiro, além do pagamento de multa de R$ 10.000,00.
Mín. 21° Máx. 38°
Mín. 23° Máx. 37°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 36°
Chuvas esparsas