Durante a noite do Último Sábado (01/05/2021), Uma operação das forças de segurança Polícia Militar, Guarda Municipal e Demutran terminou com um indígena preso.
Segundo informações da Polícia Militar, as forças de segurança realizava rondas na Cidade, a fim de garantir o cumprimento do Decreto em vigor da Covid 19, quando o indígena identificado como Awinhoo Arawete, dirigia um carro na avenida Tancredo Neves no centro da cidade foi abordado.
Durante a realização da revista dentro do veículo dele foi encontrado garrafas de bebidas alcoólicas e uma caixa de munição de arma de fogo calibre 12 que segundo o mesmo teria informado que essas munições sem procedência seria para uma aldeia mas não disse qual.
Em seguida uma Guarnição da Polícia Militar, encaminhou o indígena até o posto da Polícia Rodoviária Federal para fazer o teste do bafômetro, onde foi comprovada a ingestão de bebidas alcoólicas.
De acordo com as informações, o veículo seria da empresa Norte Energia, o carro teria sido cedido pela empresa para atender as necessidades nas aldeias impactadas por Belo Monte.
Após realizar o teste do bafômetro, o indígena foi conduzido até a Delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado por embriaguez ao volante e posse ilegal de Munições.
Léo Xipaya que líder indígena no Xingu, esteve na Delegacia para entender a situação e reconheceu o erro cometido pelo indígena. Porém ele pede que discussões envolvendo novos decretos que convoquem representantes de aldeiados, a fim de reforçar estratégias de combate à pandemia e abordagem policiais.
Fonte: Carlos Calaça com informações da Polícia Militar de Altamira)
???????????????
Mín. 23° Máx. 38°
Mín. 23° Máx. 38°
Chuvas esparsasMín. 23° Máx. 38°
Chuvas esparsas